Os serviços de praticagem são um conjunto de atividades tão antigas quanto o comércio marítimo. Exercida por profissionais especializados, a praticagem garante a segurança da navegação em áreas portuárias e hidrovias interiores sob influência de condições locais variáveis, tais como visibilidade restrita, ação dos ventos, estado do mar, variações de marés, correntes marinhas, assoreamento e outros.
Nessas áreas, denominadas de Zonas de Praticagem (ZP), toda manobra de embarcação demanda o auxílio de um prático para assessorar o comandante do navio durante a singradura e a atracação (e vice-versa), bem como, quanto ao correto emprego de rebocadores e dos meios auxiliares às manobras.
Os serviços de praticagem estão presentes em todos os portos organizados do mundo e as diversas Zonas de Praticagem envolvem áreas geográficas distintas, que podem incluir trechos da zona costeira, portos e seus canais de acesso, barras e rios.
As empresas de praticagem cooperam com os serviços de socorro e salvamento marítimo e auxiliam as autoridades no monitoramento e manutenção das condições de segurança da navegação, principalmente no que tange à integridade da sinalização náutica, reportando eventuais anomalias no tráfego, garantindo assim a livre e segura circulação de embarcações e suas mercadorias nos portos e terminais, dentro de cada zona de praticagem.
.
QUEM SOMOS | MISSÃO | FILOSOFIA GERENCIAL | QUEM É O PRÁTICO